Recuperação da cirurgia de prótese total – Pela grandeza de um ato cirúrgico como uma artroplastia do joelho, os pacientes geralmente imaginam uma recuperação muito árdua. Na verdade, chamamos de recuperação amigável. A fisioterapia inicia imediatamente após a cirurgia e após 24h o paciente será retirado do leito pelo fisioterapeuta e instruído a caminhar sob supervisão e com uma bengala para proteção e segurança. Esta irá acompanhá-lo até que se sinta seguro para andar sozinho, o que ocorre entre quinze e trinta dias.
A fisioterapia será obrigatória, num período de 30 a 60 dias, variando conforme a capacidade de reabilitação de cada um. Sem dúvida existe dor no pós-operatório, para isso usamos diferentes medicações e gelo, conforme a sensibilidade de cada indivíduo.
SAIBA MAIS SOBRE O PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO:
PÓS-OPERATÓRIO:
- As osteotomias exigem um pós-operatório limitado com supressão do apoio do membro operado até a consolidação óssea, que se dá num período de seis a oito semanas. A fisioterapia é imediata para ganho de mobilidade e preservação de musculatura, acompanhará o paciente por três a quatro meses.
- As artroplastias tem permissão para apoio em 24 horas com uma bengala contralateral para auxiliar o equilíbrio. Faz-se uso de meias elásticas para minimizar a possibilidade de fenômenos trombo-embólicos. A fisioterapia é imediata, com finalidade analgésica, ganho de amplitude de movimento, recuperação muscular e treino de marcha. Em média, após o primeiro mês o paciente tem capacidade de praticar pequenas caminhadas sem bengala, é liberado para exercícios em piscina e bicicleta.
EVOLUÇÃO: As artroplastias com prótese total do joelho permitem recuperar a qualidade vida perdida, livrando o paciente da dor, da deformidade e da limitação funcional importante no cotidiano. Algumas atividades físicas são permitidas, desde que o paciente tenha disposição e capacidade física para tanto. São permitidas atividades como caminhadas, natação, hidroginástica, ginástica localizada, dança de salão, bicicleta, golfe e tênis em dupla. As atividades de impacto devem ser evitadas.
OBSERVAÇÕES GERAIS DA CIRURGIA
PRÉ-OPERATÓRIO: são feitos exames laboratoriais de rotina com antecedência. Quando necessário, avaliações clínica, cardiológica ou odontológica serão solicitadas com a devida antecedência.
NO DIA DA CIRURGIA: é obrigatório jejum absoluto por um período de oito horas antes da cirurgia. Recomenda-se que o paciente tome banho completo antes de sair de casa com sabonete degermante. Não esqueça de levar consigo todos os exames (laboratoriais e radiológicos), resultado de avaliações e o Consentimento Informado. Salvo em algumas exceções, a internação hospitalar acontece no mesmo dia da cirurgia.
ANESTESIA: a anestesia é, via de regra, um bloqueio regional, tipo raquidiana. Poderá, eventualmente, ser anestesia geral.