Por joelho degenerativo entende-se as alterações articulares que aparecem na idade adulta, provenientes de traumas passados ou doenças metabólicas como as enfermidades reumáticas, ou na terceira idade, a artrose.
ARTROSE, SINÔNIMOS E SIGNIFICADO: A artrose do joelho, também conhecida como gonartrose, osteoartose, osteoartrite ou artrite degenerativa, significa uma alteração degenerativa ou desgaste da articulação, que pode atingir os espaços fêmoro tibiais interno ou externo e o espaço fêmoro patelar. Nos estados mais avançados, atinge todos os espaços, sendo denominada de pan-artrose ou artrose global do joelho.
GRAUS DA ARTROSE: as classificações da enfermidade são muito semelhantes e costumam dividi-las em quatro (Dejour) ou cinco (Halback) estágios. Quanto mais avançado o estágio, maior será a dor, a deformidade e a limitação funcional.
CAUSAS: São várias, a mais comum é a degeneração própria causada pela idade, sendo mais freqüente nas mulheres. A sobrecarga ponderal é um fator muito importante para a evolução da artrose. Seqüelas de fraturas propiciam degeneração precoce.
SINAIS E SINTOMAS: Os primeiros dois estágios da artrose não costumam ser muito dolorosos, salvo em pacientes com maior demanda física ou com sobrecarga ponderal.
A dor é o primeiro sintoma a aparecer, que vai gradativamente se fazendo cada vez mais freqüente. A seguir aparece a limitação funcional progressiva, diminuição da mobilidade e alterações do eixo.
DIAGNÓSTICO E EXAMES: o diagnóstico é feito pela história clínica e exame físico do paciente. O exame de eleição é a Radiografia, feita com apoio monopodal, simulando a marcha, dando a idéia da capacidade funcional do paciente.
Com o exame radiográfico pode-se classificar os estágios e tipos de artrose. A Ressonância Magnética é útil nos casos em que se suspeita de uma Síndrome de Insuficiência ou Osteonecrose, onde podem existir pequenas áreas de fraturas por estresse ósseo. Abaixo, radiografias exemplificando os quatro estágios de uma artrose fêmoro tibial interna do joelho.
Conheça nossas redes sociais e não perca as novidades: Facebook, Instagram e YouTube. Saiba mais sobre o Dr. Pozzi aqui.