Síndrome Patelar Dolorosa


O QUE É SPD: São as enfermidades que causam dor na articulação fêmoro patelar que podem ter diferentes causas.

CAUSAS: A SPD poderá ser Primária, quando a causa for um mau alinhamento do membro inferior por um distúrbio torsional, ou enfermidade da cartilagem, por exemplo. Por Sobreuso, isto é, por sobrecarga, comum em atletas amadores. Aí também se enquadram os desequilíbrios musculares. Ou ainda, Secundária, que aparecem após traumas ou imobilizações que geram alterações na superfície cartilaginosa.

SINAIS E SINTOMAS: Dor na região anterior do joelho, geralmente se manifesta em descidas de escadas e planos inclinados, ou após alguns períodos sentado.
DIAGNÓSTICO E EXAMES: O diagnóstico é eminentemente clínico. O exame radiográfico poderá mostrar algum problema no alinhamento e as lesões cartilaginosas poderão ser constatadas com exame de Ressonância Magnética.
TRATAMENTOS: O tratamento cirúrgico é exceção nos SPD. Quase a totalidade poderá ser tratada conservadoramente, com correção postural, readequação da atividade física, fisioterapia e uso de medicação.

FISIOTERAPIA: Tem papel muito importante tanto nas correções posturais, musculares e reeducação corporal para o esporte e cotidiana.

EVOLUÇÃO: É muito boa, com remissão completa do quadro doloroso na maioria das vezes. Exige disciplina por parte do paciente.