A automedicação deve ser evitada seja para o que for. Simples suplementos alimentares ou mesmo complexos vitamínicos poderão apresentar toxicidade, processos alérgicos e outros efeitos indesejáveis. Além disso, o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e pomadas pode adiar que você procure atendimento médico para tratar o problema corretamente, agravando o quadro.
SAIBA MAIS:
Por joelho degenerativo entende-se as alterações articulares que aparecem na idade adulta, provenientes de traumas passados ou doenças metabólicas como as enfermidades reumáticas, ou na terceira idade, a artrose.
ARTROSE, SINÔNIMOS E SIGNIFICADO: A artrose do joelho, também conhecida como gonartrose, osteoartose, osteoartrite ou artrite degenerativa, significa uma alteração degenerativa ou desgaste da articulação, que pode atingir os espaços fêmoro tibiais interno ou externo e o espaço fêmoro patelar. Nos estados mais avançados, atinge todos os espaços, sendo denominada de pan-artrose ou artrose global do joelho.
GRAUS DA ARTROSE: as classificações da enfermidade são muito semelhantes e costumam dividi-las em quatro (Dejour) ou cinco (Halback) estágios. Quanto mais avançado o estágio, maior será a dor, a deformidade e a limitação funcional.
CAUSAS: São várias, a mais comum é a degeneração própria causada pela idade, sendo mais freqüente nas mulheres. A sobrecarga ponderal é um fator muito importante para a evolução da artrose. Seqüelas de fraturas propiciam degeneração precoce.
SINAIS E SINTOMAS: Os primeiros dois estágios da artrose não costumam ser muito dolorosos, salvo em pacientes com maior demanda física ou com sobrecarga ponderal.
A dor é o primeiro sintoma a aparecer, que vai gradativamente se fazendo cada vez mais freqüente. A seguir aparece a limitação funcional progressiva, diminuição da mobilidade e alterações do eixo.
DIAGNÓSTICO E EXAMES: o diagnóstico é feito pela história clínica e exame físico do paciente. O exame de eleição é a Radiografia, feita com apoio monopodal, simulando a marcha, dando a idéia da capacidade funcional do paciente.
Com o exame radiográfico pode-se classificar os estágios e tipos de artrose. A Ressonância Magnética é útil nos casos em que se suspeita de uma Síndrome de Insuficiência ou Osteonecrose, onde podem existir pequenas áreas de fraturas por estresse ósseo.
Conheça nossas redes sociais e não perca as novidades: Facebook, Instagram e YouTube. Saiba mais sobre o Dr. Pozzi aqui.