Atleta ou muito ativo? Esse assunto é para você – As lesões nos ligamentos dos joelhos são mais frequentes em pessoas ativas e atletas. Elas, geralmente, acontecem em acidentes no esporte ou no cotidiano, onde ocorre uma torção do joelho. A dor intensa na hora, sensação de estalo ou deslocamento do joelho são os sintomas mais relatados pelos pacientes. Inchaço e dificuldade para caminhar costumam surgir horas depois do incidente. Além do exame clínico, o diagnóstico é feito com a Ressonância Magnética. O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo do nível da lesão.
Saiba mais:
DIAGNÓSTICO E EXAMES: o diagnóstico é feito pela análise da história clínica e pelo exame físico. O exame de eleição para a constatação de lesões ligamentares é a Ressonância Magnética. Algumas vezes pode-se necessitar de radiografias sob estresse da articulação.
TRATAMENTOS: as rupturas do ligamento colateral medial isolado e as lesões parciais envolvendo os ligamentos cruzados, ou até as totais em pacientes de idade mais avançada ou não desportista, são bem administradas com tratamento conservador (não cirúrgico).
As demais lesões, principalmente as do LCA, são de resolução cirúrgica, visando reconstituir ou reconstruir a anatomia. Utilizam-se enxertos tendinosos (autólogos) do próprio paciente para a reconstrução do ligamento. Em casos extremos pode-se recorrer a enxertos provenientes de bancos de tecidos.